COMO É DURO SER DIFERENTE (ATIVIDADES)

SINOPSE: Layla é uma adolescente que se angustia porque se acha diferente dos colegas do colégio. Ela se julga um erro da natureza porque seus pais são muito bonitos. Olhando ao seu redor, porém, Layla percebe que outros jovens também sofrem com brincadeiras cruéis e apelidos pejorativos. Isso leva a garota a refletir sobre o assunto – afinal, o que é ser diferente da maioria? E por que esse fato gera tanta agressão? O nome disso em inglês é bullying (‘bully’, tiranizar, ameaçar, maltratar) e, infelizmente, acontece nas escolas do mundo inteiro, gerando às vezes consequências seriíssimas para suas vítimas. Faça de conta que Layla é a diretora de um filme com personagens incríveis. Depois desta história instigante – pode crer! – você verá a si próprio e aos outros com olhos bem… diferentes!


ATIVIDADES

1. Observando mundo ao seu redor, Layla aprende muito sobre os outros e sobre si mesma; Avalie as informações abaixo e decida quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

(      ) Com a história de seu amigo Lúcio, que quer ser bailarino, ela percebe que lutar por seu sonho pode ser muito difícil, mas vale a pena.
(      ) Na verdade, Lúcio prova que não é possível enfrentar a discriminação e o preconceito. O melhor é se adequar e desistir de lutar.
(    ) Mesmo achando errado, ela também discrimina alguns colegas para conseguir se enturmar com a Galera.
(     ) Algumas pessoas dão importância demais à aparência física, mas alguns colegas de Layla acreditam que a personalidade e o caráter são mais importantes.
(      ) Layla acreditava que a melhor solução para a sua vida era ser mais “normal” e se enturmar, mas ficou em dúvida quando Camila deixou de ser certinha e optou por ser diferente.


2. A obra de Giselda Laporta acaba por ser um grande manual para conhecer o que torna as pessoas diferentes ou os problemas que elas enfrentam. Relacione os preconceitos que cada personagem sofreu ao longo da narrativa.

(A) Tatiana                 (B) Bruno                   (C) Milena                 (D) Roseana               (E) Reinaldo

(    ) Foi hostilizada por ser magra demais em relação aos demais, mesmo possuindo o mais belo dos cabelos.
(    ) Apesar de talentosa para o jornalismo, era obesa sofrendo diversas agressões e comentários maliciosos.
(  ) Por ser baixinho demais, deu uma lição nos demais colegas ao se revelar um ótimo professor de matemática.
(    ) Ganhou o apelido de “Ratinho” devido a sua extrema timidez e falta de tato para falar.
(    ) Sofreu discriminação de seus avós devido a cor de sua pele, mesmo possuindo bela aparência.


3. Os títulos dos capítulos são importantes para manter o leitor interessado na narrativa. Faça uma pequeníssimo resumo do que acontece nos seguintes capítulos:

A) Areia nos olhos dos outros é colírio

B) Encarando a realidade

C) O mapa da mina

D) Entre os dois, meu coração balança


4. Layla sabe que Pedro é louco por robótica. Esperta, descobre um jeito de estabelecer uma relação com ele, explorando essa paixão. O garoto chega a descobrir a estratégia de Layla para conquista-lo? Explique.


5. A forma mais comum de bullying e atribuir apelidos pejorativos. Analise as seguintes informações abaixo e marque a incorreta de acordo com a obra de Giselda Laporta.

(A) Pedro era apelidado de QIspanto por ser um jovem muito inteligente e introvertido.
(B) Radamés, considerado por muitos como feio, era chamado por Fera por possuir traços físico muito acentuados.
(C) Liene sofria com agressões verbais por ser viciada produtos de beleza e por isso chamada de Rapunzel.
(D) Jéssica era a Gata Borralheira por ser filha de funcionário da escola e ser muito dedicada aos estudos.


6. Leia atentamente a tirinha:

Como é duro ser diferente! aborda preconceitos dos mais diversos tipos e que resulta em bullying. A qual situação do livro se relaciona a tirinha e com qual discriminação social ele se relaciona.


7. Layla reflete sobre o jeito e a aparência dos outros personagens. Analisando suas opiniões, é incorreto dizer que ela:

(A) considera que todos deveriam ser iguais para que não existissem problemas de convivência.
(B) entende que para os normais é difícil aceitar os diferentes.
(C) pensa que cada pessoa tem seu jeito e que não é certo discriminar alguém por suas escolhas, pela cor de sua pele ou por sua aparência.


8. A obra de Giselda Laporta acaba por ser um grande manual para conhecer o que torna as pessoas diferentes ou os problemas que elas enfrentam. Relacione os termos que aparecem no livro com suas respectivas explicações.

(A) Ecstasy                 (B) Anorexia              (C) Bulimia                (D) Dislexia

(      ) É dificuldade de aprendizado que reflete na escrita, sendo necessário que o aluno faça provas orais para solucionar o problema das avaliações. (p. 127).
(      ) Recusa em se alimentar por se enxergar acima do peso que acarreta em magreza excessiva. (p.95)
(     ) Droga que desidrata por aumentar a temperatura corporal, chegando a coagular o sangue. O usuário precisar estar o tempo todo com uma garrafinha de água para matar a sede. (p.79)
(      ) Vontade de comer em demasia, mas ao fazer isso, sente-se culpada e provoca vômitos. (p.95)


9. Layla sabe que Pedro é louco por robótica. Esperta, descobre um jeito de estabelecer uma relação com ele, explorando essa paixão. Qual foi a estratégia encontrada por ela? Explique com detalhes.


10. Relacione os personagens as suas respectivas falas. Atente-se ao que é dito a fim de lembrar o momento da narrativa no qual elas acontecem.

(A) Tatiana     (B) Radamés  (C) Reinaldo   (D) Camila     (E) Renato

(       ) “Pois pago para ver […]. Só libero vocês depois que entenderem o que eu vou explicar.” (p.94)(       ) “Viagem? Mas para onde? Eu já conheço todos os lugares que valem a pena.” (p.121)
(   ) “Aqui estão os nomes das faculdades onde você pode fazer os primeiros cursos e depois a especialização. Tem até indicação de cursos no exterior, se for o caso.” (p.111).
(      ) “Nunca se sabe. Eu nasci por último, mas os meus irmãos dizem que não foi fácil para eles quando os pais se separaram.” (p.131)
(      ) “Daí que ela me levou delicadamente para aquele banheiro porque, na opinião dela, a empregada é um ser inferior, e eu, por ser negra, sou também inferior.” (p.54)


11. Um dos homens da vida de Layla acabou por se mostra um traidor? Quem? Explique a quebra da expectativa do leitor com a revelação.


2 comentários em “COMO É DURO SER DIFERENTE (ATIVIDADES)

Adicione o seu

Deixe aqui seus comentários e dúvidas!

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑