INTRODUÇÃO: As atividades abaixo se referem à adaptação em história em quadrinhos (HQ) feita pela editora FTD e que conta com ilustrações de Doyague. Na obra consta não só conto “O Nariz”, como também “O retrato”, ambos do autor russo Nicolai Gógol. As atividades interpretativas são voltadas para turmas de 9º ano, no entanto podem ser usadas, com algumas alterações, para outros segmentos. Abordaremos somente o conto “O Nariz”, em que o protagonista, Kovaliov, misteriosamente acorda sem o seu. Ao final das atividades, você poderá baixar o conto original.
ATIVIDADES
1- Leia o seguinte trecho retirado da obra de Nicolai Gogol e responda as questões que seguem:
Tinha a intenção de jogar seu embrulho dentro de algum frade-de-pedra, por debaixo de algum portal, ou de abandoná-lo como se fosse por acaso no canto de uma ruela. Infelizmente, tropeçava a todo momento com pessoas conhecidas, que de cara lhe perguntavam: “Onde vais correndo desta forma?”, ou então: “Quem vais barbear tão cedo?” Ele não conseguia achar o momento propício. Num certo momento, no entanto, ele acreditou ter se livrado do embrulho, mas um guarda municipal apontou para ele com a ponta de sua alabarda, dizendo:
“Ei, você aí, indivíduo, junte o que deixou cair!
A) De acordo com os quadrinhos lidos, a qual dos contos o trecho acima se refere?
B) Quem desejava se livrar do embrulho e o que havia nele?
C) Por qual motivo o indivíduo queria se livrar do embrulho? Explique.
2- No conto O Nariz, o funcionário do jornal se recusa a colocar o anúncio oferecendo recompensa a quem encontrar o nariz. O que ele alega para não publicar tal classificado?
( A ) O jornal só publicaria o anúncio referente ao criado do senhor Kovaliov que fugiu.
( B ) Tal ocorrido deveria ser tratado como um “fenômeno da natureza” e se tornar notícia de uma revista especializada.
( C ) O fato de que jornal poderia cair no ridículo ao divulgar um anúncio que constasse um desaparecimento de um nariz.
( D ) O editor do jornal não desejava estar ligado a um acontecimento sobrenatural preferindo cheirar rapé.
3- O oficial de polícia que devolve o nariz de Kovaliov não aceita uma xícara de café, mas comenta que precisa voltar à penitenciária, que os preços dos alimentos dispararam, que são muitos na casa dele, que o filho mais velho poderia ter um futuro melhor… Qual a intenção do oficial ao fazer tais comentários?
4- No caso relatado por Nicolai Gogol em O Nariz, verifica-se uma certa má vontade, no início, do comissário de polícia em ouvir e ajudar Kovaliov. Qual dos trechos abaixo não condiz com essa afirmação?
( A ) O fato dele achar o caso muito estranho para ser tratado logo após o almoço.
( B ) Ele duvida que alguém realmente poderia arrancar o nariz de um homem.
( C ) O caso já estaria resolvido pois encontram o nariz de posse de um barbeiro.
Clique no link abaixo para ler o conto na íntegra!


Deixe aqui seus comentários e dúvidas!