O gibi “Os doze trabalhos da Mônica” foi uma publicação especial lançada pela Editora Globo ano de 1991. Inaugurou uma série de publicações desse tipo.
Entre as novidades estava o formato 16 X 23 cm, ou seja, maior que os gibis convencionais, mas com o papel da capa e do miolo iguais aos dos gibis convencionais. Possui 52 páginas no total, com 8 páginas destinadas à apresentação e curiosidades. No mais, a história é uma parodiando de “Os doze trabalhos de Hércules” e uma tirinha final sobre o tema. E não tem propagandas no miolo.
Passada na Grécia Antiga, a história começa apresentando o Hércules, falando que ele era filho de Zeus com a mortal Alcmena. Quando Zeus se casou com a deusa Hera, ela, muito ciumenta por Hércules ser filho de uma paixão antiga do Zeus, o manda que realizasse doze trabalhos dificílimos. Hércules consegue realizá-los, deixando Hera cheia de ódio.
Então, ele se casa e tem uma filha Mônica que herda sua força. Quando Cebolinha a xinga, ela arremessa tão forte o Sansão que acerta a cabeça da Hera já dentro do castelo de Zeus. Com raiva, Hera manda que ela cumpra doze trabalhos, os mesmos que o Hércules realizou. Até como uma forma de se vingar dele. Com a ajuda do Cebolinha, Mônica começa a realizar os trabalhos, só que cumpridos de uma forma bem diferentes que Hércules realizou.
Faça download da obra para usos pedagógicos no link abaixo!


Deixe aqui seus comentários e dúvidas!